Você sabia que a nossa capacidade pulmonar é de aproximadamente 4 litros, e que nessa correria da vida, até a nossa respiração fica corrida, e acabamos usando apenas 500ml do volume pulmonar disponível, por respiração.
Isso significa que o nossos pulmões conseguem se movimentar e expandir bastante, mas quase não permitimos isso a eles! Tudo no nosso corpo é movimento inclusive nossa respiração! E é também influenciada pelo movimento!
Por exemplo quando fazemos atividade física, exigimos que eles se movimentem mais rapidamente, pois nossos músculos clamam por mais oxigênio para executarem os movimentos vigorosos. E quando estamos relaxando, podemos respirar mais calmamente, inflando os pulmões mais e mais devagar, e assim, fazer um melhor uso da capacidade pulmonar e proporcionar uma excelente oxigenação para o corpo.
A nossa respiração também pode ser feita melhor e mais consicente. Repare que só de ler sobre a respiração, você já deve ter dado algumas inspiradas mais profundas. É isso mesmo, fazemos um uso tão precário do nosso sistema respiratório, quase não damos atenção pra ele, e quando ele vira assunto já aproveita para funcionar melhor.
Isso porque nossa respiração é sensível às variações mentais, ambientais, posturais, de movimento, entre outras. Quer experimentar? Então se observe.
- Se você está sentado, respire normalmente por alguns instantes. Agora levante, e observe. Respirou mais profundamente?
- Se você está na sombra. Respire normalmente por alguns instantes e observe. Agora vá para o sol e observe. Respirou mais profundamente?
O nosso corpo é muito inteligente, e está preparado para os imprevistos. Mas como cuidar melhor dele, para que na "normalidade" do dia-a-dia possamos garantir uma melhor oxigenação de todo o nosso organismo (cérebro, músculos, órgãos, olhos, etc)?
Algumas dicas simples são:
- Alongue sua caixa torácica. Alongue na posição parada, levando o tronco para o lado, para traz, para frente. E faça movimentos circulares com o tronco também.
- Faça tapogem por toda a caixa torácica, com as mãos inteiras e punhos soltos e leves. O peso da tapogem é somente o peso da sua mão. Nem muito leve, nem muito pesado. Essa é uma técnica que auxilia o cérebro a usar mais e melhor determinadas partes do corpo. Essa tapotagem pode ser feita em qualquer posição e também nos alongamentos.
- Faça a respiração contada. Isso mesmo, conte calmamente o tempo para inspirar e para expirar. Para expirar, some sempre mais 2, por exemplo: inspira em 5, expira em 7. E repita algumas vezes. Se conseguir aumentar a contagem, vá em frente!
Todas essas dicas auxiliam na expansão da caixa torárica e numa maior inspiração de volume de ar, consequentemente mais saúde!
Então, vamos colocar em prática! Faça isso durante o dia, em intervalos de cuidados com você! Vamos diminuir o ritmo dos ciclos inpiração-respiração, fazer inspirações e expirações mais longas e leves, e impactar no ritmo das nossas vidas!
Terapeuta Paula Pozzi
MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário