Descanso?
Sim, o palming é a oportunidade de um relaxamento consciente para os nossos olhos.
Poderoso por quê?
- descansa completamente o nervo óptico, quando interrompemos a estimulação real e imaginária;
- esse relaxamento afeta o resto do sistema nervoso, que relaxa também;
- alivia a rigidez/tensão dos músulos oculares (um dos responsáveis à restrição ocular);
- proporciona o aumento da circulação sanguínea na região dos olhos;
- interrompe estímulação luminosa e relaxa os nervos ópticos;
- ajuda a acalmar a mente e a concentrarmos no cuidado dos olhos.
- na escuridão total produzimos a melatoninia (conhecido como hormônio do sono, que auxilia a termos um sono mais profundo e revigorante).
Hoje vivemos com contínuos estímulos luminosos nos nossos olhos e pouco tempo de descanso. Mesmo que já tenha anoitecido, continuamos com muitas fontes luminosas, como lâmpadas, computadores, celulares, etc. E assim, só damos o descanso na escuridão na hora de dormir mesmo. Mas isso não suficiente frente às exigências que fazemos dos nossos olhos no dia-a-dia.
Então, vamos tentar fazer o palming agora?
1º) Para potencializarmos esse relaxamento, vamos primeiramente preparar o nosso corpo para isso. Vamos massagear nosso pescoço e nossa face. Assim, liberamos as tensões dessa região e facilitamos a circulação saguínea, melhorando o relaxamento. (Para massagear a face, faça movimentos cirulares na testa, maçãs do rosto, têmporas e mabíbulas)
2º) Sente-se numa cadeira confortável e em frente a uma mesa. Veja se a altura da mesa é suficiente para apoiar suas mãos sem pesar o rosto sobre elas. Se necessário, eleve os cotovelos com livros ou almofadas.
3º) Agora, esfregue uma mão na outra e as aqueça. Além de ser agradável ao toque, ativamos a troca de calor entre nossas mãos e nossos olhos.
4º) E então, com os olhos fechados, cubra-os suavemente com as mãos em formato de conchas. Agora, imagine o preto, a escuridão. Visualize e sinta os seus olhos relaxarem.
5º) Faça o palming por 6 minutos seguidos. E depois sinta os seus olhos.
Como foi fazer esse exercício? É um relaxamento dos olhos e da mente incrível, não é?
Tente colocá-lo na sua rotina, 6 minutinhos umas três vezes ao dia! O que são 18 minutos do seu dia? Faça e você sentirá muita diferença nos seus olhos e na sua visão! Quanto maior o período de tempo de palming, melhor!*
Terapeuta Paula Pozzi
MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com
*Que tem GLAUCOMA, pode e deve fazer o Palming, contudo, fazer somente 10 minutos por vez.
Puxa, que bem explicado e ilustrado! Gostaria de saber quela a melhor hora para fazê-lo pois não dá pra fazê-lo as três vezes ao dia.
ResponderExcluirOlha, a melhor hora depende do seu esforço visual durante o dia. Então, experimente durante alguns dias horários diferentes, e avalie quando relaxou mais e sentiu melhor benefício. Você vai ver, é muito bom! E mais pra frente vai conseguir achar outros espaços! Mas se por hora 6 minutos é muito, pode começar com menos. O importante é começar e relaxar! ;) À disposição!
Excluir