quarta-feira, setembro 30, 2015

Respiração "é o ritmo da vida". (Hipócrates)

Então, eu pergunto, qual é o ritmo da sua vida?


Você sabia que a nossa capacidade pulmonar é de aproximadamente 4 litros, e que nessa correria da vida, até a nossa respiração fica corrida, e acabamos usando apenas 500ml do volume pulmonar disponível, por respiração.


Isso significa que o nossos pulmões conseguem se movimentar e expandir bastante, mas quase não permitimos isso a eles! Tudo no nosso corpo é movimento inclusive nossa respiração! E é também influenciada pelo movimento!



Por exemplo quando fazemos atividade física, exigimos que eles se movimentem mais rapidamente, pois nossos músculos clamam por mais oxigênio para executarem os movimentos vigorosos. E quando estamos relaxando, podemos respirar mais calmamente, inflando os pulmões mais e mais devagar, e assim, fazer um melhor uso da capacidade pulmonar e proporcionar uma excelente oxigenação para o corpo.


A nossa respiração também pode ser feita melhor e mais consicente. Repare que só de ler sobre a respiração, você já deve ter dado algumas inspiradas mais profundas. É isso mesmo, fazemos um uso tão precário do nosso sistema respiratório, quase não damos atenção pra ele, e quando ele vira assunto já aproveita para funcionar melhor.

Isso porque nossa respiração é sensível às variações mentais, ambientais, posturais, de movimento, entre outras. Quer experimentar? Então se observe.
  • Se você está sentado, respire normalmente por alguns instantes. Agora levante, e observe. Respirou mais profundamente?
  • Se você está na sombra. Respire normalmente por alguns instantes e observe. Agora vá para o sol e observe. Respirou mais profundamente?
O nosso corpo é muito inteligente, e está preparado para os imprevistos. Mas como cuidar melhor dele, para que na "normalidade" do dia-a-dia possamos garantir uma melhor oxigenação de todo o nosso organismo (cérebro, músculos, órgãos, olhos, etc)?

Algumas dicas simples são:

  • Alongue sua caixa torácica. Alongue na posição parada, levando o tronco para o lado, para traz, para frente. E faça movimentos circulares com o tronco também. 
  • Faça tapogem por toda a caixa torácica, com as mãos inteiras e punhos soltos e leves. O peso da tapogem é somente o peso da sua mão. Nem muito leve, nem muito pesado. Essa é uma técnica que auxilia o cérebro a usar mais e melhor determinadas partes do corpo. Essa tapotagem pode ser feita em qualquer posição e também nos alongamentos.
  • Faça a respiração contada. Isso mesmo, conte calmamente o tempo para inspirar e para expirar. Para expirar, some sempre mais 2, por exemplo: inspira em 5, expira em 7. E repita algumas vezes. Se conseguir aumentar a contagem, vá em frente!
Todas essas dicas auxiliam na expansão da caixa torárica e numa maior inspiração de volume de ar, consequentemente mais saúde!

Então, vamos colocar em prática! Faça isso durante o dia, em intervalos de cuidados com você! Vamos diminuir o ritmo dos ciclos inpiração-respiração, fazer inspirações e expirações mais longas e leves, e impactar no ritmo das nossas vidas!



Terapeuta Paula Pozzi

MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com

segunda-feira, setembro 28, 2015

Agenda de Outubro!

Pessoal, é com grande satisfação que trago a agenda do Grupo de Exercícios de Visão na Praia de Outrubro!
Isso mesmo, serão dois encontros! Dia 03/10/2015 e dia 17/10/2015!


Então já sabe, se programe, chame os amigos, não use lentes de contato , e venha feliz e animado para cuidar de você, do seu corpo e dos seu olhos!

Espero você lá!

Terapeuta Paula Pozzi

MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com

quinta-feira, setembro 24, 2015

Automassagem facial


Podemos dizer que o nosso rosto é a parte mais expressiva do rosto! E por isso, uma região de muitas emocões e tensões! Se essas fossem passageiras, tudo bem, mas não é o que geralmente acontece. Guardamos muitas tensões no nosso rosto, principalmente na testa e nas mandíbulas.

E como já disse outras vezes, a tensão muscular é muito prejudicial para todo o corpo, e na região facial, temos um grande impacto na nossa visão!

Nosso rosto também precisa de movimento sempre! Explorar as várias possibilidades de feições/caretas é uma forma de exercitar e ao mesmo tempo relaxar a musculatura facial, pois assim ativamos músculos que usamos pouco, e alongamos os mais utilizados.

Outra forma de relaxarmos nosso rosto e potencializarmos o relaxamento e a circulação sanguínea da face e dos olhos, é a automassagem facial!

Vamos experimentar?

Se posicione de forma confortável e vamos lá!

Para começar, três pontos importantes: 
  • Vamos preparar nossas mãos: balance as mãos, com os punhos soltos. Isso libera as tensões das mãos, e ativa a circulação sanguínea;
  • O toque no rosto tem intesão moderada, suficiente para causar movimento da pele e atingir a camada muscular e promover o relaxamento;
  • Toque a face sempre com todos os dedos, inclusive o polegar.
Agora vamos lá!




  1. Toque a testa e faça movimentos circulares em toda a testa. Comece no meio, acima do nariz, e alcance as laterais;
  2. Toque as têmporas com movimentos circulares. Nessa região é mais apropriado um toque mais leve, devido à grande sensibilidade das têmporas;
  3. Agora massageie as maçãs do rosto, com movimentos circulares e deslocando bem a pele;
  4. Para massagear as mandíbulas, deixe a boca entre-aberta, e massageie de cima para baixo e vice e versa, repetidamente.
  5. Deslize os dedos sobre a sobrancelha, nos sentido do centro da face para as lateriais;
  6. Para finalizar, acarecie a face com a mão inteira e leve, como uma despedida desse momento de cuidado.




Lembre-se de respirar lenta e profundamente durante a massagem. Esse é um momento de relaxamento do corpo todo, e a respiração é fundamental para isso.
Antes de fazer a massagem facial, é interessante relaxar o pescoço. Clique aqui e confira o post sobre o cuidado com o pescoço.

Esses relaxamentos são simples, naturais e fáceis de se fazer! Para isso basta tirar 5 minutos, algumas vezes durante o dia, para garantir mais saúde e bem-estar

Olhe para você, cuide de você!

Terapeuta Paula Pozzi

MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com

sábado, setembro 19, 2015

O Palming!

O palming é um poderoso descanso para os olhos! Neste post vou te explicar o porquê e te ensinar a fazê-lo!



Descanso?
Sim, o palming é a oportunidade de um relaxamento consciente para os nossos olhos.

Poderoso por quê?

  • descansa completamente o nervo óptico, quando interrompemos a estimulação real e imaginária;
  • esse relaxamento afeta o resto do sistema nervoso, que relaxa também;
  • alivia a rigidez/tensão dos músulos oculares (um dos responsáveis à restrição ocular); 
  • proporciona o aumento da circulação sanguínea na região dos olhos; 
  • interrompe estímulação luminosa e relaxa os nervos ópticos
  • ajuda a acalmar a mente e a concentrarmos no cuidado dos olhos. 
  • na escuridão total produzimos a melatoninia (conhecido como hormônio do sono, que auxilia a termos um sono mais profundo e revigorante).
São muitos benefícios, não é mesmo? 

Hoje vivemos com contínuos estímulos luminosos nos nossos olhos e pouco tempo de descanso. Mesmo que já tenha anoitecido, continuamos com muitas fontes luminosas, como lâmpadas, computadores, celulares, etc. E assim, só damos o descanso na escuridão na hora de dormir mesmo. Mas isso não suficiente frente às exigências que fazemos dos nossos olhos no dia-a-dia.



Então, vamos tentar fazer o palming agora?
1º) Para potencializarmos esse relaxamento, vamos primeiramente preparar o nosso corpo para isso. Vamos massagear nosso pescoço e nossa face. Assim, liberamos as tensões dessa região e facilitamos a circulação saguínea, melhorando o relaxamento. (Para massagear a face, faça movimentos cirulares na testa, maçãs do rosto, têmporas e mabíbulas)

2º) Sente-se numa cadeira confortável e em frente a uma mesa. Veja se a altura da mesa é suficiente para apoiar suas mãos sem pesar o rosto sobre elas. Se necessário, eleve os cotovelos com livros ou almofadas.


3º) Agora, esfregue uma mão na outra e as aqueça. Além de ser agradável ao toque, ativamos a troca de calor entre nossas mãos e nossos olhos. 

4º) E então, com os olhos fechados, cubra-os suavemente com as mãos em formato de conchas. Agora, imagine o preto, a escuridão. Visualize e sinta os seus olhos relaxarem.

5º) Faça o palming por 6 minutos seguidos. E depois sinta os seus olhos.

Como foi fazer esse exercício? É um relaxamento dos olhos e da mente incrível, não é?
Tente colocá-lo na sua rotina, 6 minutinhos umas três vezes ao dia! O que são 18 minutos do seu dia? Faça e você sentirá muita diferença nos seus olhos e na sua visão! Quanto maior o período de tempo de palming, melhor!*


"Relaxar os olhos pode operar maravilhas para todo o corpo." (Meir Schneider)

Terapeuta Paula Pozzi

MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com
*Que tem GLAUCOMA, pode e deve fazer o Palming, contudo, fazer somente 10 minutos por vez.

terça-feira, setembro 08, 2015

A escuridão e sua potência

Como é o ambiente que você dorme? Fica tudo escuro ou tem algum abajur ligado, despertador ou um led de algum aparelho que fica ligado durante a noite toda?



Porque estou perguntando isso?

O escuro é fundamental para a regeneração das células da retina, permite o repouso do nervo óptico e também para a produção da melatonina, o "hormônio do sono", que nos garante o sono de excelência. 

A questão é que nossas pálpebras são translúcidas. Então por menor que seja a fonte de luminosidade no ambiente, de uma forma sutil pertuba o repouso do nervo óptico e o nosso sono de maneira geral. Então é necessário o ajuste de ambientação para garantir a escuridão total. Pode usar cortinas do tipo blackout, obstruir os leds dos aparelhos com fitas adesivas preta e buscar obstruir todos os estímulos luminosos possíveis a fim de garantir um repouso absoluto.




A gente pode atingir essa escuridão, a regeneração celular e o descanso do nervo óptico também durante o dia. Através do exercício de relaxamento consciente chamado Palming. Fique atento nos próximos posts e saiba mais sobre esse poderoso descanso para os olhos

terça-feira, setembro 01, 2015

Relaxando o pescoço

Nosso pescoço, além de sustentar e permitir mobilidade à nossa cabeça, muitas vezes vira um local de acúmulo de tensão. Nele guardamos as preocupações do trabalho, das relações, o estresse. E isso tudo tem muitos prejuízos! Por isso a importância desse post! A importânica de cuidarmos do nosso pesçoco ao longo do dia!

Nosso pescoço é o início superior da nossa coluna vertebral, onde temos 7 vértebras, muitas faces articulares, e muitos músculos que conectam a cabeça ao pescoço, ao tórax e às costas. Tem uma anatomia complexa para nos possibilitar todos os movimentos que conseguimos fazer com a cabeça e ampliar nosso campo e acesso visual.

Problemas que a rigidez do pescoço pode causar:
  • Dores nas costas, pois a rigidez gera sobrecarrega às demais regiões da coluna vertebral;
  • Diminuição da vascularização para o cérebro, face e para os olhos. Pois os vasos sanguíneos passam entre a musculatura. E se os músculos estão tensionados, eles comprimem os vasos, dificultando a circulação sanguínea; 
  • Esforço ocular pela diminuição da vascularização e da mobilidade da cabeça;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nos ombros
  • Entre outros.

E como podemos inserir cuidados com o nosso pescoço no dia-a-dia?
É muito simples e prazeroso! E dá pra você fazer agora mesmo! Vamos lá? 
Sendo o pescoço formado de articulações, o que ele mais precisa para combater a rigidez e o tensionamento é a movimentação. Mova o seu pescoço de maneira suave, calma e relaxada. Esse é o primeiro passo para o relaxamento.

 
Em seguida, faça uma automassagem na região da nuca, dos ombros, região anterior do pescoço e onde mais você sentir necessidade de massagear. Lembre-se: o nosso corpo é uma conexão só. Então, o início das tensões pode estar num lugar que a gente nem imagina, mas que aparece quando começamos a relaxar.

 

 
E também alongar gentilmente a musculatura dessa região. O limite do alongamento deve ser uma posição confortável para você segurar nessa mesma posição por pelo menos 15 segundos.

Não esqueça de alongar os músculos da região anterior do pescoço! Esse movimento é muito importante para a saúde articular e muscular da região, mas nós quase não o fazemos. Pode perceber como olhar para baixo é confortavel e a posição de olhar para cima aguentamos por pouco tempo. Isso é reflexo de como essa musculatura não é bem movimentada, fazemos muito mais flexão do que extensão.

Lembre-se sempre de respirar profunda e calmamente durante toda essa movimentação e a massagem! A respiração potencializa e facilita o relaxamento.

Depois que fizer todos esses movimentos, gire seu pescoço novamente. Como se sente agora?

É isso! Mais agumas dicas de um cuidado naturalsimples e potente para implementarmos algumas vezes ao longo do dia! Momentos chaves para realizarmos esses cuidados com o pescoço é antes de dormir para relaxar, e ao acordar para trazer o fluxo sanguíneo para a cabeça. Vamos colocar em prática?


Terapeuta Paula Pozzi

MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com