Piscar é um movimento que fazemos de maneira involuntária de proteção, lubirficação e descanso dos nossos olhos. Mas esse ato também pode ser feito de maneira consciente! E assim, termos ainda mais benefícios!
Quando piscamos, estamos massageando o globo ocular, ativando a umidificação e lacrimejamento agradável, além de ativarmos a dilatação e contração das pupilas. Então piscar é um ato de cuidado com os nossos olhos, e como nosso corpo é todo integrado, quando cuidamos dos nossos olhos, cuidamos das outras partes também. Assim, o ato de piscar conscientemente e de maneira relaxada, vai influenciar automaticamente a sensação de relaxamento e movimento de todo o corpo.
Um simples passo-a-passo para exercitarmos um piscar consciente e relaxante:
- Passe a ponta dos dedos anelares sobre os cíclios, de um lado para o outro;
- Massageie as pálpebras com extrema delicadeza, com a ponta dos dedos anelares na direção das sombrancelhas para os cílios, como se estivesse acarinhando suas pálpebras;
- Pisque com suavidade de 6 a 7 vezes, bem lentamente, e respirando profundamente;
- Pisque agora alternando as pálpebras. Se precisar, ajude a separar o movimento das pálpebras com as mãos;
*Importante, não contraia a testa para piscar. Esse é um tensionamento desnecessário para a execução do movimento.
Como você se sente agora? Sente-se relaxado e com uma sensação agradável? Acredito que sim! Observe também como estão seus olhos agora. Você os sente descansados e revigorados?
É de extrema importância nós notarmos o nosso corpo e perceber as alterações que os movimentos provocam. Assim vamos desenvolvendo nossa consciência corporal e mudando nossos padrões para outros mais naturais e saudáveis!
Terapeuta Paula Pozzi
MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário