terça-feira, setembro 01, 2015

Relaxando o pescoço

Nosso pescoço, além de sustentar e permitir mobilidade à nossa cabeça, muitas vezes vira um local de acúmulo de tensão. Nele guardamos as preocupações do trabalho, das relações, o estresse. E isso tudo tem muitos prejuízos! Por isso a importância desse post! A importânica de cuidarmos do nosso pesçoco ao longo do dia!

Nosso pescoço é o início superior da nossa coluna vertebral, onde temos 7 vértebras, muitas faces articulares, e muitos músculos que conectam a cabeça ao pescoço, ao tórax e às costas. Tem uma anatomia complexa para nos possibilitar todos os movimentos que conseguimos fazer com a cabeça e ampliar nosso campo e acesso visual.

Problemas que a rigidez do pescoço pode causar:
  • Dores nas costas, pois a rigidez gera sobrecarrega às demais regiões da coluna vertebral;
  • Diminuição da vascularização para o cérebro, face e para os olhos. Pois os vasos sanguíneos passam entre a musculatura. E se os músculos estão tensionados, eles comprimem os vasos, dificultando a circulação sanguínea; 
  • Esforço ocular pela diminuição da vascularização e da mobilidade da cabeça;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nos ombros
  • Entre outros.

E como podemos inserir cuidados com o nosso pescoço no dia-a-dia?
É muito simples e prazeroso! E dá pra você fazer agora mesmo! Vamos lá? 
Sendo o pescoço formado de articulações, o que ele mais precisa para combater a rigidez e o tensionamento é a movimentação. Mova o seu pescoço de maneira suave, calma e relaxada. Esse é o primeiro passo para o relaxamento.

 
Em seguida, faça uma automassagem na região da nuca, dos ombros, região anterior do pescoço e onde mais você sentir necessidade de massagear. Lembre-se: o nosso corpo é uma conexão só. Então, o início das tensões pode estar num lugar que a gente nem imagina, mas que aparece quando começamos a relaxar.

 

 
E também alongar gentilmente a musculatura dessa região. O limite do alongamento deve ser uma posição confortável para você segurar nessa mesma posição por pelo menos 15 segundos.

Não esqueça de alongar os músculos da região anterior do pescoço! Esse movimento é muito importante para a saúde articular e muscular da região, mas nós quase não o fazemos. Pode perceber como olhar para baixo é confortavel e a posição de olhar para cima aguentamos por pouco tempo. Isso é reflexo de como essa musculatura não é bem movimentada, fazemos muito mais flexão do que extensão.

Lembre-se sempre de respirar profunda e calmamente durante toda essa movimentação e a massagem! A respiração potencializa e facilita o relaxamento.

Depois que fizer todos esses movimentos, gire seu pescoço novamente. Como se sente agora?

É isso! Mais agumas dicas de um cuidado naturalsimples e potente para implementarmos algumas vezes ao longo do dia! Momentos chaves para realizarmos esses cuidados com o pescoço é antes de dormir para relaxar, e ao acordar para trazer o fluxo sanguíneo para a cabeça. Vamos colocar em prática?


Terapeuta Paula Pozzi

MAIORES INFORMAÇÕES:
terapeutapaulapozzi@gmail.com

Um comentário:

  1. Muito bom Paula desde ontem estou ajudando a minha filha com uma dor forte no pescoco.Veio bem a calhar as suas orientaoes.
    Beijos Gilda

    ResponderExcluir